Inteligência de Marketing: Você sabe o que é?

Gerenciar um negócio é uma das tarefas mais difíceis para os empreendedores de maneira geral. Contudo, se você optou por abrir um negócio, o primeiro passo a ser tomado é encontrar estratégias para obter o sucesso, e um desses passos é a Inteligência de Marketing

Sem querer impor, permita-me ir direto ao ponto: se as coisas estão fluindo bem na sua empresa, ótimo. Porém, se o seu negócio vive no vermelho ou se você quer melhores resultados do que está obtendo, essas dicas podem e vão servir para você. 

Inteligencia_de_Marketing

O que é a Inteligência de Marketing? 

A Inteligência de Marketing em si serve para interpretar dados coletados em primeira mão sobre um assunto específico relevante pra empresa. Muitas vezes gerados por meio de formulários distribuídos pela internet, mas que também pode surgir por meio de entrevistas por telefone, presenciais: tudo isso pode virar inteligência de marketing.

Esses formulários tem algumas perguntas super manjadas, porém importantíssimas como o famoso “de que maneira o cliente descobriu o seu negócio” ou “de que maneira o cliente se sentiu ao experimentar o seu serviço ou produto”. Esse tipo de questionamento abre margem para que você, dono do negócio, compreenda mais o que o seu cliente deseja encontrar na sua empresa. 

Pra você entender como funciona a cabeça do seu cliente e como ele está reagindo ao que você oferece é de extrema importância para a formação de uma boa estratégia a fim de captar mais clientes e aumentar a clientela do seu negócio. Ah, precisamos dizer que é fundamental ganhar inteligência de mercado também, dimensionar o seu público. Se você está no mercado B2B, vale checar aqui o tamanho do seu mercado.

Posso utilizar redes sociais? 

Com toda certeza! As redes sociais estão em alta pra tudo que é relacionado à marketing. Isso porque todos estão na internet hoje em dia, e a sua empresa precisa estar inserido nesse ambiente. Inclusive, os seus concorrentes certamente estão por lá, e você TAMBÉM precisa comparecer!

E mais importante de tudo: você PRECISA se destacar e ser diferente (original, único) para conseguir o seu lugar no mercado. Independente se você está no mercado B2C, B2B, B2B2C.

Além disso, a sua equipe de Marketing conseguirá pesquisar muito mais sobre o que você está lidando (sejam concorrentes ou clientes). Ao visualizar técnicas alheias, você pode ver o que está “errado” e não repetir na sua vez. Lembre-se: nada na natureza se cria, tudo se “transforma”.

O errado está em aspas de propósito, pois não existe nada errado ou certo no mundo dos negócios. O que existe, na verdade, é o que serve para você e o que atende as suas necessidades. Muito provavelmente, o que está dando certo para o outro pode não dar certo para mim, o que é muito normal, já que cada negócio apresenta especificações. 

A partir da sua análise, você vai perceber que ao se inserir no mundo das mídias sociais, você vai conseguir atingir mais pessoas, logo, mais visibilidade no mercado. Procure, também, manter a sua imagem íntegra, pois como você se porta para as pessoas, mesmo que virtualmente, vai refletir em como o seu negócio é visto. Separamos 15 dicas para gerar conteúdo de relevância e engajamento nas suas redes sociais!

Existem ferramentas de marketing? 

Sim, elas facilitam a formação de estratégia que a sua equipe de Marketing vai seguir pra ajudar na sua inteligência de marketing, e vamos conhecer um pouco sobre algumas delas agora:

Analytics: essa ferramenta consiste em relatórios que visualizam o empenho daqueles que visitam o seu website por meio das mídias sociais do seu negócio. Por exemplo, a partir desses relatórios você vai conseguir visualizar quantos frequentam o seu site, quais páginas eles desejaram conhecer ou até mesmo o que foi lido. Esse método é muito utilizado por quem deseja mensurar o ROI (Retorno sobre Investimento), na área de Marketing. Se tiver duvida em alguns termos, temos o nosso Glossário de vendas a sua disposição!

CMS: o CMS costuma “se esconder” em um blog, e a sua sigla significa Sistema de Gestão de Conteúdo, traduzindo do inglês. O mais popular é o WordPress, mas existem outras centenas deles por aí. Com essa plataforma, você consegue produzir conteúdo para o seu site (páginas, blog, SEO, e um punhado de outras coisas).

Esses sistemas podem ser operados pelo dono da empresa, mas o ideal é que haja uma pessoa de marketing tomando conta disso, afinal de contas, o empresário deve focar os esforços onde o resultado é mais gerado, que normalmente é nas vendas ou na produção!

Um CMS bem gerado pode te ajudar a criar formulários pra coletar opiniões dos seus visitantes, o que pode gerar inteligência de mercado pro seu negócio.

Inteligência de marketing

As metas e objetivos da inteligência de marketing são tão importantes em grandes empresas que elas co-existem e significam as atividades principais das mesmas. A abordagem ideal é aquela na qual os seguintes bancos de dados adquiridos são combinados em um único arquivo:

  • concorrência: todas as informações sobre concorrentes existentes e potenciais;
  • mercado: todas as informações de mercado, gostos e demandas dos consumidores, canais de distribuição, etc;
  • tecnologia: produção e uso de produtos;
  • Recursos: todas as informações sobre recursos materiais e técnicos necessários para as atividades normais da empresa;
  • tendências gerais: informações políticas, econômicas, sociais, demográficas, etc.

Na verdade, isso é um investimento que você está fazendo na sua empresa, e a curto prazo: acredite. Esse será o seu diferencial no mercado. Você vai demorar muito tempo para aprender a mexer em plataformas que já existem profissionais capacitados para tal ato e preparado para te ajudar. Conquiste o seu lugar no mercado de maneira original. 

Tudo isso é valido, aliado com uma plataforma confiável e que te entrega dados reais, pra que você e o seu time de vendas possa tomar decisões estratégicas embasados em fatos e não achismos.

Se você estiver no mercado B2B, vale a pena também entender o que é big data e como você pode usar essa incrível ferramenta pra gerar informações chave pra alavancar o seu resultado comercial.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS