20 características de um bom vendedor

No mundo das vendas, ser bem-sucedido vai muito além de oferecer um produto ou serviço. É sobre construir relacionamentos sólidos, entender as necessidades do cliente e superar desafios com determinação e habilidade. Por isso, as empresas devem procurar as características de um bom vendedor para compor seu time de vendas.

Neste artigo, vamos explorar as 20 características essenciais para esse profissional, que serão capazes de distingui-lo de outros profissionais semelhantes no mercado. Faça a leitura até o final e descubra quais são os segredos por trás de um bom vendedor.

Empatia

Dentre as características de um bom vendedor, não podemos deixar de falar sobre a empatia. Afinal, para lidar com o cliente potencial, é preciso saber se colocar no lugar dele para compreender as suas dores e proporcionar um momento de compreensão mútua para resolver o problema apresentado.

Comunicação eficaz como uma das características de um bom vendedor

Outro ponto muito importante que um bom vendedor deve ter é a comunicação eficaz. Para lidar com o público, é preciso saber falar com ele, passar as informações de maneira clara e informada, visando solucionar todo e qualquer problema que possa aparecer ao longo de suas interações.

Persistência

A persistência, desde que não seja invasiva, pode ser vista como uma característica positiva de um bom vendedor. É por meio dela que se pode fechar uma compra no processo de vendas, além de garantir que o cliente compreenda toda a proposta apresentada acerca de um produto ou serviço.

Honestidade

Uma das maiores características de um bom vendedor é a honestidade. É claro que há a necessidade de vender, mas é preciso que todo esse processo seja realizado de maneira transparente, priorizando as informações reais acerca do produto que o cliente terá contato dali em diante.

Conhecimento do produto

Dentro do ciclo de vendas, para que o vendedor possa ser considerado confiável e consiga fechar alguma venda, é preciso que ele tenha vasto conhecimento sobre o produto ou serviço que será destinado ao consumidor. Dessa maneira, ele poderá transparecer credibilidade e fechar uma venda mais rapidamente.

Adaptabilidade

A adaptabilidade é a capacidade de se ajustar a diferentes situações e clientes, sendo uma das características de um bom vendedor. Essa característica é muito importante porque os vendedores precisam lidar com dezenas de perfis diariamente e devem saber como adaptar o tom de sua conversa, bem como a forma pela qual devem prosseguir a sua venda.

Entusiasmo

O entusiasmo é uma das características de um bom vendedor, onde ele precisa tê-la porque não é fácil lidar com o grande público, especialmente porque não é possível prever o que irá acontecer ao longo das interações. Sendo assim, o entusiasmo também serve para passar a empolgação para os consumidores.

Foco no cliente

Toda empresa que tem uma boa visão de negócios instrui os seus vendedores a trabalhar com foco no cliente. Afinal, é o consumidor que está no centro de tudo, alimentando a renda da empresa por meio da aquisição de seus produtos e serviços, além de ser responsável por disseminar a empresa.

Organização

A organização é uma característica importante porque leva em consideração a necessidade de gerenciar o tempo de maneira adequada, bem como os recursos que estão disponíveis de uma maneira mais eficiente. Assim, há maior economia, mas também a venda pode ser concluída da forma que se espera, enquadrando-se como uma das características de um bom vendedor.

Resiliência

Resiliência é a capacidade de lidar com rejeições e seguir em frente sem se sentir desanimado. Na vida de um vendedor, é muito comum receber um “não”, mas também é preciso saber lidar com ele e partir para a próxima venda com entusiasmo, acreditando que dará certo.

Criatividade

Dentre as características de um bom vendedor, a criatividade é uma das que mais se destaca. Afinal, é comum encontrar alguns clientes mais difíceis de lidar, que exigem um maior esforço para conseguir realizar a venda. Sendo assim, com uma pitada de criatividade, é possível convencê-lo de forma amena e que o faça querer voltar a fechar negócio.

Confiança

Uma estratégia de vendas exige que o vendedor tenha confiança, para que o cliente saiba que o que está sendo vendido tem, sim, valor. Sendo assim, é preciso que o vendedor demonstre conhecer o produto e também tenha noção de seu valor, apresentando todos os benefícios reais que irão ser utilizados pelo comprador.

Escuta ativa

Um bom time de vendas consegue ouvir os seus clientes de modo ativo, prestando atenção em cada detalhe repassado para utilizar a seu favor dentro de uma conversa com o cliente. Ao compreender as suas dores e necessidades, fica mais simples manejar a estratégia de vendas para conseguir fechar o negócio.

Pensamento estratégico

O pensamento estratégico se resume na capacidade de planejar e executar estratégias de vendas eficazes. Para as características de um bom vendedor, este elemento é importante, pois quanto mais estratégico for, mais fácil será adaptar as suas abordagens para o tipo de cliente com o qual está conversando naquele momento.

Negociação

A negociação também é um elemento indispensável na vida de qualquer vendedor. Isso porque nem sempre uma estratégia comercial será bem aceita pelos clientes em um primeiro contato. Alguns deles apresentarão objeções e, consequentemente, não aceitarão fechar a compra rapidamente. Ao conseguir negociar, fechar uma venda se torna mais fácil.

Persuasão

A persuasão é uma característica relevante, porque se resume na capacidade de influenciar positivamente na decisão de compra do cliente. Dessa maneira, o vendedor precisará ter argumentos válidos para conseguir conquistar a atenção do consumidor e o seu interesse em fechar um negócio.

Resolução de problemas

Dentre as características de um bom vendedor, talvez a resolução de problemas seja uma das mais importantes. Ela se resume na capacidade de identificar e resolver problemas de uma maneira rápida e eficiente, visando conseguir fechar a compra de maneira ágil ao mesmo tempo em que causa uma boa impressão no consumidor.

Autoconfiança

A autoconfiança é a crença no próprio potencial e capacidade de lidar com os desafios que surgem. Quem lida com vendas precisa levar essa característica como uma verdadeira máxima para lidar com um cliente qualificado.

Gestão de relacionamentos

A gestão de relacionamento é a capacidade de cultivar e manter relacionamentos duradouros com os clientes. Ao desenvolver essa habilidade, é possível garantir boas recomendações por parte do consumidor.

Ambição

Por fim, a última das características de um bom vendedor é a ambição. Isso o faz estar motivado para alcançar metas e buscar constantemente o crescimento profissional em sua área.

Todas essas características de um bom vendedor combinadas ajudam um vendedor a construir relacionamentos sólidos com os clientes, fechar negócios de maneira consistente e contribuir para o sucesso da empresa a longo prazo.