7 Melhores práticas: Automação de Marketing

Automação de Marketing

Confira nossas dicas para começar a falar com o seu público em grande escala, mas de uma maneira individual, beneficiando principalmente o trabalho da sua equipe de vendas.

Como aplicar as melhores práticas nos seus e-mails pra melhorar sua automação de marketing:

Customização

Personalize seus e-mails com os dados do seu contato. Quando recebemos um e-mail com o nosso nome, além de outras informações pessoais, damos mais atenção ao conteúdo e sentimos uma necessidade de responder, não é mesmo? Geralmente essa é uma função simples, disponível nas próprias ferramentas de envio de e-mail. (Veja o que é cold e-mail)

As variáveis mais comuns de customização e que aumentam as taxas de engajamento são: nome do lead – disponível como apenas primeiro nome ou nome completo – e empresa que o seu contato trabalha. Nomes das pessoas, das empresas, dados relevantes dos mesmos são grandes benefícios do big data.

Conteúdos customizados

Você deve entender que nem todos os seus contatos estão prontos para adquirir seu produto e/ou serviço com o envio de apenas um e-mail. O papel de uma automação de marketing bem executada deve guia-lo até esse momento e para isso não se deve iniciar seu funil de e-mails com um discurso invasivo e com tom de vendas, afinal, o objetivo inicial da sua automação deve ser tornar seus contatos em leads e com o decorrer das ações, transformar esses leads em clientes, de fato. (Veja como adquirir lead b2b qualificado).Vale a pena considerar usar inteligência de mercado aqui.

Faça testes A/B

Os seus e-mails não estão gerando engajamento? Então é hora de você realizar “testes A/B” pra melhorar sua automação de marketing com eles, ou seja, compare duas versões de um mesmo e-mail e veja qual performa melhor para a sua lista.


Através dessa estratégia, é possível entender onde você está errando. Faça as seguintes combinações para um teste A/B de qualidade:

  • Assuntos de e-mail diferentes vs. corpo de texto igual;
  • Assuntos de e-mail iguais vs. corpo de texto diferentes
  • Horários e dias da semana de envio distintos.

Assunto dos seus e-mails

O assunto de um e-mail é o primeiro contato que o seu conteúdo terá com a sua lista. Sem um assunto relevante, seu e-mail será ignorado na caixa de entrada lotada dos seus leads. Por esse motivo, você deve se atentar com alguns detalhes na hora de criar o seu assunto:

  • Assunto com no máximo 65 caracteres para evitar cortar sua frase em visualizações em smartphones;
  • Evite palavras como: “promoção”, “desconto” e “compre já”, pois essas palavras fazem muitos provedores de e-mail encaminhar sua mensagem diretamente para o spam;
  • Aposte em assuntos com perguntas. Ao vermos um ponto de interrogação, tendemos a querer descobrir o problema e a resolvê-lo. Por exemplo: “Está precisando de oportunidade de vendas de qualidade?”

Não use apenas imagens

Atenção aqui, pois muitos provedores de e-mail não carregam completamente as imagens, e dessa forma, se o seu e-mail tiver apenas apelos visuais, sua mensagem não será passada. A estratégia aqui, é mesclar suas imagens com conteúdos textuais: caso a imagem não seja exibida, seu conteúdo ainda será passado através da leitura.

Isso é especialmente importante se você estiver fazendo prospecção ativa de clientes corporativos B2B.

Para entender o que é e como funciona prospecção ativa/marketing outbound, recomendo assistir nosos vídeo:

Aposte em bullets points

Uma simples mudança na formatação do seu conteúdo do corpo do e-mail pode fazer toda a diferença na sua automação de marketing e na sua relação com o seu (potencial) cliente. É isso mesmo, o uso de tópicos facilita a legibilidade do seu conteúdo e, dessa forma, pode levar o seu contato até o lead e faze-lo chegar ao seu call to action.

E-mails de qualidade

De nada adianta seguir todas as boas práticas citadas para a
construção de uma automação de marketing, se a sua lista de e-mail
não for de qualidade. Muita gente não sabe, mas cerca de 22,5% das bases de contatos de email marketing são deterioradas todo ano!

Com uma lista bem segmentada – com o público que se interesse de verdade pelos assuntos do seu negócio – você garante uma audiência engajada, autentica e o mais importante, que converte. É importante entender o que é o big data, hein, e como isso pode te ajudar a gerar resultados!


Quer saber como você pode conquistar dados de qualidade (o que no caso dessa postagem específica significa e-mails da empresa e e-mails de decisores) para colocar a sua automação de marketing para rodar? Acesse o site da Speedio e entre em contato! Nós vamos te ajudar a gerar leads qualificados!

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